❈ Sono e Humor na Perturbação Alimentar ❈
O sono e o humor estão interligados, pois a falta de sono ou um sono de fraca qualidade podem ter vários efeitos, nomeadamente irritabilidade ou outras alterações de humor.
A frequente descrição de baixa autoestima, insatisfação corporal e elevada taxa de suicídio, entre outros achados, levou parte da literatura científica, começando por Freud, a entender as Perturbações Alimentares como parte de um suposto espectro de Perturbações de Humor.
De facto, a incidência ao longo da vida de sintomas de perturbações de humor em pacientes com Anorexia Nervosa é quase universal. A depressão é a perturbação mais comum entre os pacientes. Da mesma forma, estudos familiares com pacientes com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa mostram uma proporção alta de parentes de primeiro e segundo grau com história de Perturbação de Humor.
Quando há alterações alimentares, vem sempre outras perturbações, uma delas é a do humor, ou seja, se as pessoas não tiverem uma alimentação saudável, vai haver um humor disfórico (mudança repentina e transitória de ânimo), irritabilidade, problemas com sono, isolamento social e diminuição da concentração, isto é, sintomas clássicos da depressão.
As perturbações do sono interferem significativamente
com a nossa qualidade de vida. Portanto, devem ser devidamente diagnosticadas e
tratadas, já que o sono é parte fundamental da nossa vida. Assim, percebemos
que um bom sono é a chave para uma boa saúde mental.
